quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Formação em Praga

A participação em formação no âmbito do Erasmus+ “é uma experiência muito positiva, onde se aprende a vários níveis, linguístico, cultural e como é óbvio em termos pedagógicos. Não nos podemos acomodar ao que pensamos que já sabemos. Tudo evolui muito rapidamente, sendo necessário estarmos constantemente atualizados.”

“A mobilidade versava sobre o abandono escolar precoce. O curso estava dividido em vários módulos, ministrados por três formadoras. Foi possível aprender técnicas para trabalhar em salas de aula heterogéneas, lidando com o aumento de diversidade de alunos e apoiando a inclusão de várias minorias; aprender a motivar, orientar e avaliar eficazmente os alunos em risco de abandono escolar e as suas famílias; produzir materiais e conhecer exemplos de boas práticas para apoiar a escola a adotar estratégias inovadoras que visam prevenir o abandono escolar através de pedagogias inovadoras baseadas em trabalho ou baseadas em projetos.”

As nossas elevadas expectativas em relação a esta formação foram totalmente atingidas, uma vez que os conteúdos programáticos foram de encontro ao programa definido. Para além da componente teórica, houve uma componente prática bastante desenvolvida que nos permitiu treinar algumas das técnicas pedagógicas apresentadas.  As formadoras dominavam os temas e conseguiram transmitir e modelar as estratégias de forma bastante apelativa. Houve imensos momentos ricos de partilha de práticas com as colegas de outros países e trouxemos uma bagagem cheia de materiais e ideias para pôr em prática.




--Ana, Gracinda, Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os responsáveis por este blog reservam-se o direito de não publicar comentários com conteúdo ofensivo e/ou com termos ou palavras menos apropriadas.