Jogo dos nomes
a. Apresentação
– fixar os nomes
Por
ordem, um elemento diz o seu nome, o seguinte diz o seu nome e repete o nome do
anterior (Ex. Eu sou a Isabel! E tu Quem és? Eu sou a Manuela, ela é a Isabel e
tu quem és? … e assim sucessivamente, o último elemento diz todos os nomes, por
ordem…
b. Aulas posteriores - Em círculo,
cada aluno vai dizer o seu nome. De seguida, com uma bola, esse aluno vai
enviar a bola a um colega, dizendo o seu nome, o aluno que recebe diz o nome de
quem enviou a bola e assim sucessivamente. Quem se enganar sai da roda. Termina
com um vencedor.
Eu/
Outros
c. Em
círculo, sentados no chão, os alunos observam as folhas que o professor
previamente colocou no chão. Estas folhas contêm frases que convidam à
reflexão. De forma aleatória, de pé, os alunos procuram uma frase com a qual
mais se identifiquem apropriando-se dela, e já sentados. Depois de alguma
reflexão, individualmente, o aluno usa a frase para se apresentar, justificando
a sua escolha.
Nota:
este exercício de apresentação pode usar imagens…
À
semelhança da proposta anterior, esta atividade parte igualmente de um suporte
material: um objeto verdadeiramente pessoal e relevante na história de vida do
aluno, devendo a sua escolha ser fundamentada.
d. Individualmente, em 10 min., cada
um escreve as dez coisas que mais gosta de fazer.
Encontra um colega com quem vai
partilhar o que há de comum e de diferente entre os dois.
Após essa primeira interação,
registam num esquema o que é próximo e o que é diferente.
Todas as duplas reúnem-se em
círculo.
Já em círculo, cada uma das
duplas apresenta-se, invertendo os papéis, ou seja, cada um apresentará o
colega na 1ª pessoa. Por fim, apresentam o que há em comum.
Após cada uma das apresentações,
o grupo poderá colocar questões à dupla.
e. Se
eu fosse... seria...
Esta atividade determina a
apresentação inicial segundo determinados critérios. São propostas diversas categorias
que desafiam cada aluno a refletir acerca de si próprio, espelhando as suas
vontades e os seus ideais.
Exemplos
→ Se eu fosse um animal, seria...
→ Se eu fosse uma cor, seria...
→ Se eu fosse um verbo, seria...
→ Se eu fosse um número, seria...
→ Se eu fosse uma planta,
seria...
→ Se eu fosse um objeto, seria...
→ Se eu fosse um sentimento,
seria...
→ ...
Sugestão
Os alunos podem também
fundamentar as suas escolhas, desenvolvendo as competências de comunicação e de
argumentação.
É ainda possível apelar à sua
memória, aludindo à recuperação das respostas que foram apresentadas.
f.
Teia das emoções
– Variante do
exercício anterior mas necessita de um conhecimento mais profundo dos elementos
da turma (ex. 11º.Ano, no 2ª ou 3º período), para reforçar os laços e
trabalhar a inteligência emocional.
Previamente,
os alunos escolhem em casa um objeto com o qual se identifiquem (positiva ou
negativamente) e trazem-no para a sala de aula.
Em
círculo, todos apresentam o seu objeto evidenciando a razão da escolha.
Após
todas as apresentações e, após um momento de silêncio, cada um vai pensar no
relato que mais o emocionou, aspetos com os quais se identifica…
A
partir deste momento, é lançado um novelo de lã que cada um vai atirar à pessoa
com quem se quer conectar, formando-se com as diversas ligações uma teia. Após
todos estarem ligados, a teia baixa ao chão e cada elemento escreve uma frase
que pode ser registada no chão (em papel de cenário, por ex.) ou em pequenos post -it.
- A Coordenação
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os responsáveis por este blog reservam-se o direito de não publicar comentários com conteúdo ofensivo e/ou com termos ou palavras menos apropriadas.