A participação em formação no
âmbito do Erasmus+ “é uma experiência muito positiva, onde se aprende a vários
níveis, linguístico, cultural e como é óbvio em termos pedagógicos. Não nos
podemos acomodar ao que pensamos que já sabemos. Tudo evolui muito rapidamente,
sendo necessário estarmos constantemente atualizados.”
“A mobilidade versava sobre o
abandono escolar precoce. O curso estava dividido em vários módulos,
ministrados por três formadoras. Foi possível aprender técnicas para trabalhar
em salas de aula heterogéneas, lidando com o aumento de diversidade de alunos e
apoiando a inclusão de várias minorias; aprender a motivar, orientar e avaliar
eficazmente os alunos em risco de abandono escolar e as suas famílias; produzir
materiais e conhecer exemplos de boas práticas para apoiar a escola a adotar
estratégias inovadoras que visam prevenir o abandono escolar através de
pedagogias inovadoras baseadas em trabalho ou baseadas em projetos.”
As nossas elevadas expectativas
em relação a esta formação foram totalmente atingidas, uma vez que os conteúdos
programáticos foram de encontro ao programa definido. Para além da componente
teórica, houve uma componente prática bastante desenvolvida que nos permitiu
treinar algumas das técnicas pedagógicas apresentadas. As formadoras dominavam os temas e
conseguiram transmitir e modelar as estratégias de forma bastante apelativa.
Houve imensos momentos ricos de partilha de práticas com as colegas de outros
países e trouxemos uma bagagem cheia de materiais e ideias para pôr em prática.
--Ana, Gracinda, Isabel
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