segunda-feira, 26 de março de 2018

CONSTRUÇÃO DE GRUPO: formação


Jogo dos nomes

a.       Apresentação – fixar os nomes
Por ordem, um elemento diz o seu nome, o seguinte diz o seu nome e repete o nome do anterior (Ex. Eu sou a Isabel! E tu Quem és? Eu sou a Manuela, ela é a Isabel e tu quem és? … e assim sucessivamente, o último elemento diz todos os nomes, por ordem…
b.       Aulas posteriores - Em círculo, cada aluno vai dizer o seu nome. De seguida, com uma bola, esse aluno vai enviar a bola a um colega, dizendo o seu nome, o aluno que recebe diz o nome de quem enviou a bola e assim sucessivamente. Quem se enganar sai da roda. Termina com um vencedor.


Eu/ Outros

c.     Em círculo, sentados no chão, os alunos observam as folhas que o professor previamente colocou no chão. Estas folhas contêm frases que convidam à reflexão. De forma aleatória, de pé, os alunos procuram uma frase com a qual mais se identifiquem apropriando-se dela, e já sentados. Depois de alguma reflexão, individualmente, o aluno usa a frase para se apresentar, justificando a sua escolha.

Nota: este exercício de apresentação pode usar imagens…

À semelhança da proposta anterior, esta atividade parte igualmente de um suporte material: um objeto verdadeiramente pessoal e relevante na história de vida do aluno, devendo a sua escolha ser fundamentada.


d.       Individualmente, em 10 min., cada um escreve as dez coisas que mais gosta de fazer.
Encontra um colega com quem vai partilhar o que há de comum e de diferente entre os dois.
Após essa primeira interação, registam num esquema o que é próximo e o que é diferente.






Todas as duplas reúnem-se em círculo.

Já em círculo, cada uma das duplas apresenta-se, invertendo os papéis, ou seja, cada um apresentará o colega na 1ª pessoa. Por fim, apresentam o que há em comum.

Após cada uma das apresentações, o grupo poderá colocar questões à dupla.



e.       Se eu fosse... seria...

Esta atividade determina a apresentação inicial segundo determinados critérios. São propostas diversas categorias que desafiam cada aluno a refletir acerca de si próprio, espelhando as suas vontades e os seus ideais.
Exemplos
→ Se eu fosse um animal, seria...
→ Se eu fosse uma cor, seria...
→ Se eu fosse um verbo, seria...
→ Se eu fosse um número, seria...
→ Se eu fosse uma planta, seria...
→ Se eu fosse um objeto, seria...
→ Se eu fosse um sentimento, seria...
→ ...
Sugestão
Os alunos podem também fundamentar as suas escolhas, desenvolvendo as competências de comunicação e de argumentação.
É ainda possível apelar à sua memória, aludindo à recuperação das respostas que foram apresentadas.

f.         Teia das emoções 

–  Variante do exercício anterior mas necessita de um conhecimento mais profundo dos elementos da turma (ex. 11º.Ano, no 2ª ou 3º período), para reforçar os laços e trabalhar a inteligência emocional.

Previamente, os alunos escolhem em casa um objeto com o qual se identifiquem (positiva ou negativamente) e trazem-no para a sala de aula.
Em círculo, todos apresentam o seu objeto evidenciando a razão da escolha.
Após todas as apresentações e, após um momento de silêncio, cada um vai pensar no relato que mais o emocionou, aspetos com os quais se identifica…
A partir deste momento, é lançado um novelo de lã que cada um vai atirar à pessoa com quem se quer conectar, formando-se com as diversas ligações uma teia. Após todos estarem ligados, a teia baixa ao chão e cada elemento escreve uma frase que pode ser registada no chão (em papel de cenário, por ex.) ou em pequenos post -it.








- A Coordenação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os responsáveis por este blog reservam-se o direito de não publicar comentários com conteúdo ofensivo e/ou com termos ou palavras menos apropriadas.